Memória olfativa

Olá gente, tudo bem?

Outro dia estava na rua, e senti um cheiro que imediatamente me remeteu ao passado. Por mais que meus pensamentos estivessem a mil por hora, andando apressadamente, aquele cheiro, fez com que minha mente me transportasse para anos atrás.

Esse acontecimento é conhecido por memória olfativa, ou lembrança olfativa.  É como a música, existem várias músicas que nos trazem recordações, das fases da nossa vida.

Memórias olfativas bem versatil4

Eu trabalhei cinco anos no O Boticário, e foi uma experiência incrível para meu desenvolvimento olfativo. Aquela mistura de aromas diversificados, florais, cítricos, amadeirados…pegava as fitas de papel e ficava treinando cada fragrância, sabia o nome de todas apenas pelo cheiro e sua respectiva família olfativa (notas de corpo, saída). Um perfume que tenho uma relação de carinho e amor, no tempo que trabalhei no O Boticário é o Accordes, da família Floriental Amadeirada, sinto esse cheiro a metros de distância.

Engraçado quando estou em algum local público, e as pessoas passam,  fico brincando com meus pensamentos, esse aqui está com Portinari, essa aqui está usando Myriad, esse aqui… (alguns não lembro mesmo), e sem falar dos que não usam nada né?! rsrs. Até hoje tenho um olfato muito aguçado, meu esposo costuma dizer que meu nariz trabalha além do normal (tanto para cheiro quanto para mau odor).

Beautiful young woman smelling her perfume

 

 

 

 

 

 

 

Mas a memória olfativa, não fica acumulada somente para fragrâncias de perfumes não:

Passar em frente a uma padaria, bem na hora que o pão sai do forno quentinho; aquele cheiro da chuva quando molha a terra seca; cheiro de café coado; cheiro de bolo assando no forno; cheiro da comida de mãe; cheiro de talco da vó; e aí você conseguiu lembrar de algumas cenas? Ainda lembro quando era criança, meu pai gostava de assar castanhas de caju no quintal, lá do jardim dava para sentir o cheiro, humm, deu até vontade de comer castanha.

Alguns cheiros podem provocar bem-estar e calmaria, e outros podem provocar lembranças nada agradáveis e remetem a sensação ruim, como por exemplo, o cheiro de hospital não é bom, agora imagina para uma pessoa que ficou internada, quantas lembranças ruins pode trazer?! E mulher grávida quando fica enjoada de determinada coisa?

Memórias olfativas bem versatil1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As sensações que cada ser humano pode ter em relação ao cheiro, é muito individual, segundo a Cosmetóloga Sonia Corazzacada, cada pessoa tem sua cartela de cheiro armazenada, por isso as pessoas têm reações diferentes com o mesmo cheiro.

A memória olfativa está ligada ao campo da emoção do ser humano.  Por isso tem o poder de nos teletransportar para situações vividas, recordar algo que guardamos, pois dá prazer lembrar, traz uma sensação de bem-estar e afeto.

Pessoal, foi maravilhoso produzir esse texto, lembrei tanta coisa bacana que vivi, espero que renham gostado. ♥♥♥

 

Imagens: Internet Divulgação

Fonte de pesquisa: kumpaniaromai/ Cosmetóloga Sonia Corazzacada (livro Aromacologia)

 

13 comentários sobre “Memória olfativa

  1. viciolicito disse:

    Oi Isa, adorei o seu texto, ficou lindo e também me fez pensar nos cheiros das comidas da infância, né…essa semana choveu aqui em salvador – o que hoje em dia é quase um milagre – e senti que a vizinha do ap do lado fez bolinho de chuva…nossa…que saudades me deu da minha mãe – que faz o melhor bolinho de chuva de todos…com certeza o olfato está ligado as nossas emoções e é capaz de produzir sentimentos maravilhosos em cada um…beijos linda, parabéns pelas lindas palavras..

    Curtido por 1 pessoa

    • Isabel Lima disse:

      Que bom que o texto te trouxe ótimas recordações Tati, em dias tão agitados é bom uma pausa para lembrar dos pequenos detalhes que fazem a diferença na vida.
      Engraçado que o cheiro de comida entrega o que nossos vizinhos fazem né?rsrs
      Obrigada pelo carinho. Beijos! ♥ 😉

      Curtido por 1 pessoa

    • Isabel Lima disse:

      Nossa memória olfativa, tem um poder tremendo de nos trasportar para ótimas épocas da nossa vida. é muito bom…
      Aquele cheirinho de várias misturas de perfumes na loja é perfeito.
      Beijos!!! 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

